Categorias

segunda-feira, agosto 15, 2011

Androginia: Mulher usar terno? Claro que pode!



Hey hey!
Nesse clima de dia dos pais, o que mais vimos por aí foram propagandas/ vitrines voltadas para a moda masculina.
Pensando nisso, surgiu a ideia de falar um pouquinho sobre a androginia na moda e o look boyfriend. (Porque mulheres usando roupas de modelagem masculina é puro estilo!)

Podemos apontar o início da androginia na moda com as mudanças que ocorreram na silhueta feminina nos anos 20: a mulher deveria ser esguia, de quadris estreitos, seios pequenos e usar os cabelos curtos. Se você pensou em Coco Chanel e suas criações em cortes retos, acertou. O clássico e elegante Tailleur - o terno para mulheres; fixou ainda mais o estilo garçonne (menino) dessa década. 

Coco Chanel e seu Tailleur


Mais tarde, na década de 1960, a androginia volta a ter destaque. Nesse período, a mulher conquista emancipação sexual, equiparando-se aos homens dentro da sociedade; e os jovens ganham muito espaço como consumidores da Moda.

Yves Saint Laurent criou o Smoking feminino e inovou a alta costura buscando inspiração na moda das ruas (ele não foi o único). Produziu também, outras tendências da época: pantalonas, conjuntos safári, camisões, jaquetões e batas. Tudo isso muito influenciado por Andy Warhol e o Pop-art.

 
Yves Saint Laurent e "le Somking"

A androginia na moda permanece até hoje. Como uma referência moderna a esse estilo, podemos citar o look boyfriend. Que, ao pé da letra, consiste em vestir as roupas do seu namorado. (Sabe quando você ‘esquece’ de levar uma troca de roupa pra casa dele no fim de semana e acaba usando uma camisa dele, ou uma calça? É isso mesmo).
Mas, usar roupas com numeração maior do que deveria, vem da tribo dos Skaters dos anos 50, com uma pequena referência nos Grunges dos anos 80 com seus jeans desbotados.

Uma inspiração clara na androginia para nós da contemporaneidade é a atriz Emma Watson que recentemente aderiu ao cabelo curto (e ficou lindíssima!)
 


Também a atriz Katie Holmes, aparece a cada dia com um look boyfriend diferente. 

 



[Referências: Erika Palomino - A Moda; Marta K. Feghali- As engrenagens da moda]
[Imagens: Google imagens]

4 comentários:

Davi Valukas disse...

Look boyfriend??? Moderninhas hein??? rsrs

Nat Rozendo disse...

Pois é ! Tendência super atual... Eu tenho costume de roubar algumas peças do meu namorado... rsrsrs.

Unknown disse...

Post muito bem formulado, sempre com embasamento teórico e histórico que é muito legal pra gente conhecer da onde surgem as tendências, e com fotos atuais! Parabéns maninha!

Nat Rozendo disse...

Muito obrigada, Mah! É isso mesmo que tento trazer aqui: base de conteúdo! Não só um montão de fotos com as tendências mais pop ;]