Categorias

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Sobre estilo, estar na moda, tendência e elegância.

Olá queridos!

(Lara Stone by Mikael Jansson para Vogue Paris - Março 2012)

(Antes de começar o post de fato, ressalto que o que for escrito aqui é apenas a minha opinião. Sinta-se livre para comentar sobre).
Estilo, tendência... Elegância. O que é tudo isso? Ou qual o grau de importância que damos a isso?
Desde que comecei a pensar mais profundamente em moda, de vez em quando isso volta a aparecer na minha cabeça.
Bem, de uma maneira ou de outra, eu entendo esses conceitos como ideias que se interligam mas também se contradizem: (para mim) estilo é ter elegância, mas, estar elegante nem sempre é estar na moda ou vestir a última tendência. Acho que uma outra palavra também cabe aqui, o Conforto.
Sim, por que quando você se sente confortável em alguma peça de roupa, qualquer que seja ela, você se sentirá mais bonita. Não estou falando de sair com um moleton e o tênis de caminhada (concorde comigo, essas peças dificilmente vão te deixar bonita). Também pode- se dizer disfarçar o que não é tão legal para valorizar a silhueta.


Outra coisa que tenho prestado atenção é o quanto isso está relacionado à proporção. Não tem muito a ver com estar ou não acima do peso. Tem a ver com quantas cabeças cabem no seu tronco e nas suas pernas. O que estou tentando dizer aqui é a alegria de vestir uma roupa que valorize o seu corpo e o que você mais gosta nele. É o famoso "cair bem" da roupa. E ela não precisa mesmo ser a última tendência das passarelas.

Patachou- Fashion rio Verão 2012

 Acho legal ver o que estão trazendo de novo e diferente nas semanas de moda mas absorver tudo isso é outra coisa bem diferente. O que eu gosto de fazer é pegar alguma tendência (que eu curti) e adaptar ao meu estilo (já disse aqui que não sou do tipo que lê e acompanha as revistas/sites mais badalados do setor). Não use exatamente como usam por aí. É gostoso fazer do seu jeito e usar o que você gosta. Aí, você estará criando o seu próprio estilo. E, estando bem com o que você veste mais estilosa irá parecer para quem está a sua volta.


Mais uma coisa que queria ressaltar aqui é que, sinceramente, o conceito de certo e errado é MUITO relativo na moda (e não só nela). Estava fuçando em blogs, procurando coisas sobre costura e encontrei um que dizia tratar-se de modéstia na moda. Não lembro o endereço do blog porque não salvei na minha lista aqui. Mas o que me deixou com cara de ponto de interrogação, foi que a blogueira em questão falava abertamente sobre certo e errado (achando estar com a razão), apontando como errado coisas que eu tinha achado bastante legal em alguns casos. Coisas que claramente foram tiradas do lookbook de meninas estilosas (eu diria). Claro, não sei se alguém aí iria concordar com ela ou comigo (o post estava cheio de comentários positivos). Mas, a questão aqui é ter "autoridade" suficiente para afirmar o que é certo ou o que é errado de vestir. Sabe, acho essas duas palavras muito fortes para serem usadas no quesito vestuário. Hehehe.
Volto a dizer, vestir-se bem tem muito a ver com proporção. Equilibrar as alturas do seu corpo. E o mais importante: sentir-se bem com a sua segunda pele. ;]

Beijos!

Imagens:
ZAC FASHION [http://zac-fashion.com/]
Google imagens
Moda Spot [http://modaspot.abril.com.br/]
Lookbook. nu [lookbook da vah, amiga querida! http://lookbook.nu/vanessaabe]


2 comentários:

Rosana disse...

Nat..parabénss vc disse tdo..grande garota!beijão

oam disse...

Adorei as dicas, Nat! Realmente é muito importante observar a proporção e não tem coisa pior do que usar roupas fora de seu estilo só pq "estão na moda". Mas, afinal, o que é estar na moda? Para mim, é estar bem consigo, dentro das roupas que escolheu! Parabéns pela reflexão, querida!
Bjos
Mirian